data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
A antiga estrada que interliga Santa Maria e Itaara possui visão panorâmica, em função da altitude, e ar puro por causa da mata nativa. O trecho é agradável, com biodiversidade rica e diversas espécies de fauna e flora. Para aqueles que gostam de tirar fotos, existem mirantes, de onde, em um deles, é avistada a famosa mais conhecida como a Ponte da Garganta do Diabo, localizada na BR-158. É, também, um trecho bastante utilizado pelos ciclistas.
Professores municipais pedem audiência com Pozzobom
No entanto, o local é alvo de frequentes reclamações. Carros e motos que trafegam com frequência pelo trecho sofrem as consequências da falta de manutenção da via. O Diário acompanhou esse tráfego na tarde da última segunda-feira e encontrou muitos buracos, pedras soltas e motoristas insatisfeitos - principalmente com o trecho que pertence a Santa Maria.
Além dos buracos, pedras soltas e trechos sem acostamento calçado só pioram a situação. A dona de casa contou também que já soube de pequenos acidentes e veículos com pneus furados e rodas estragadas em função da condição da estrada.
Secretário de Saúde de São Pedro do Sul quer reabrir bloco cirúrgico
O empresário Alisson Celmer também lamenta o estado de conservação da via. O único acesso a sua empresa é a Estrada do Perau, e a buraqueira complica o dia a dia de trabalho dele.
- Para nós, que nos deslocamos frequentemente entre Santa Maria e Itaara, é um grande problema ter a estrada nessas condições. Além de atrasar o deslocamento do dia a dia, pois vamos ao banco, mercado, correios, também torna cada saída perigosa. Gostaríamos muito de indicar aos amigos para que conheçam o local. Mas, infelizmente, as condições não tornam nenhum passeio viável - conta o empresário.
Jovem com sintomas de coronavírus terá isolamento domiciliar em São Gabriel
O trecho que pertence a Itaara está em boas condições de trafegabilidade. No caso de Santa Maria, segundo informações da prefeitura, serão feitos reparos paliativos, nos próximos dias, a fim de possibilitar o trânsito de veículos de forma mais segura.
Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, o Executivo possui um projeto que inclui a drenagem pluvial da Estrada do Perau, a fim de resolver definitivamente o problema na via.